Multitasking: entenda o que é e por qual razão não ser assim (2024)

Qual é o significado de Multitasking? Nada mais é do que poder executar várias tarefas em simultâneo. Pode ser útil em alguns momentos de precisão, mas também pode causar vários aspectos negativos no âmbito pessoal e profissional.

Como cada caso é um caso, há pessoas que se dão bem assim e já outras, não.

Se você for alguém organizada(o) e que consegue gerenciar seu tempo de forma eficiente, não há mal algum em realizar várias atividades simultaneamente. Mas, se precisar de foco ou tiver dificuldades, isso pode causar condições mental e física ruins.

Entenda ao longo do que conteúdo o que é Multitasking (multitarefa), vantagens, desvantagens de um profissional assim e impactos na saúde mental e física. Boa leitura!

Qual o significado de multitasking?

Ser Multitasking é a habilidade de executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. As pessoas multitask conseguem dividir sua atenção entre várias atividades e, geralmente, são mais produtivas do que aquelas que se concentram em uma única tarefa. Contudo, não há comprovações disso.

Já na área de informática é quando um computador executa dois programas simultaneamente.

Ser considerado um profissional multitask é bom?

Foi o tempo que ser assim era uma vantagem. Atualmente, isso não é recomendado mais.

Isso porque, traz impactos negativos no rendimento do trabalho. Afinal, “ser ágil” não significa “ser eficaz”. Quando há comparações, o profissional tradicional indica ser maisprodutivodo que alguém multitasking, que alterna de atividades duas vezes mais em comparação aos demais.

<Leia também: conheça as 10 soft skills mais valorizadas pelo mercado />

Quais as principais formas de multitasking?

Os principais tipos são:

  • Multitasking;
  • Troca de contexto;
  • Resíduos de atenção.

Quais os seus impactos?

O colaborador multitasking traz como resultado a diminuição da qualidade das tarefas designadas, demora para término das atividades, tem estresse e ainda causa impactos na memória de curto prazo.

Já a troca de contexto é quando se concentra menos e perde tempo.

Os resíduos de atenção é quando mesmo que você tenha finalizado uma tarefa, ainda fica pensando nela. Logo, não consegue relaxar.

<Veja: o que é a Gestão de Processos e como ela funciona na prática />

Multitasking: entenda o que é e por qual razão não ser assim (1)

Por que ser multitarefa pode ser prejudicial?

Ser multitarefa pode ser extremamente desgastante, tanto para o cérebro quanto para o corpo. Quando estamos constantemente saltando de uma tarefa para outra, não temos tempo para processar completamente nenhuma das informações que estamos recebendo. Isso pode levar a erros e omissões.

Também nos deixa mais suscetíveis ao estresse e à fadiga, pois o cérebro fica sobrecarregado tentando acompanhar o ritmo. Além disso, um profissional assim também pode diminuir a produtividade, afinal, é mais difícil concentrar-se em uma única tarefa quando se está constantemente saltando de uma para outra.

Aumento do estresse

Pensar e fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode causar estresse porque pode ser difícil gerenciar todas as responsabilidades, ainda mais no ambiente corporativo.

Como melhorar isso? Faça uma lista de tarefas para ajudar a organizar as atividades e priorizar o que é mais importante. Também é importante ter tempo para relaxar e descansar, para que o corpo e a mente possam recarregar.

Favorece erros

Como já dito anteriormente, os profissionais multitarefas podem causar erros nas empresas ao:

Não focar em uma tarefa de cada vez

Quando os profissionais tentam fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não conseguem focar em nenhuma tarefa, o que pode levar a erros em relação aos detalhes ou aspectos maiores.

Não fazer pausas

A pessoa multitarefa pode se levar ao esgotamento se não fizer as pausas necessárias. Isso pode levar a erros, bem como à diminuição da produtividade, impactando o setor e demais ambientes corporativos.

Ausência e ruídos de comunicação

Quando os profissionais estão constantemente alternando entre as tarefas, eles podem esquecer de se comunicar com sua equipe, o que pode levar a falhas de comunicação e erros internos entre os colaboradores.

Prejudica a memória

Fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, pode sobrecarregar seu cérebro e levar ao esquecimento. Quando seu cérebro está tentando fazer malabarismos com muitas coisas, pode ficar facilmente confuso e ter problemas para reter informações.

Isso pode ser especialmente problemático se você estiver tentando aprender novos assuntos ou concluir uma tarefa complicada. Para evitar isso, tente se concentrar em uma coisa de cada vez, e faça divisões das tarefas complexas em etapas menores e mais gerenciáveis.

Entenda mais

Você sabia que interromper uma tarefa para se concentrar repentinamente em outra pode ser suficiente para interromper a memória de curto prazo? Isso é o destaque um estudo de 2011.

Quando pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos Estados Unidos, pediram aos participantes que estudassem uma cena, mas depois mudaram abruptamente para uma imagem diferente, as pessoas de 60 a 80 anos tiveram mais dificuldade do que as de 20 e 30 anos para se desconectar da segunda imagem e lembrar detalhes sobre a primeira.

À medida que o cérebro envelhece, dizem os pesquisadores, fica mais difícil voltar aos trilhos após um breve desvio.

Ser multitasking pode ser vantajoso?

Depende da pessoa e do contexto, claro.

Geralmente, a maior vantagem de ser uma profissional multitarefa é a versatilidade. As pessoas com esse perfil conseguem lidar com diferentes tarefas em simultâneo, sem perder o foco ou a qualidade do trabalho.

Elas também são capazes de se adaptar rapidamente a mudanças no ambiente de trabalho e de se adaptar a novas situações. Outra vantagem é que profissionais multitarefa tendem a ser mais criativos, pois precisam lidar com múltiplas fontes de inspiração.

<Leia também: o que é Análise SWOT e como criar a sua />

Dica: como não ser multitasking e fazer as coisas com calma?

Primeiro, é importante identificar as tarefas que precisam ser realizadas durante o expediente. Uma vez que as demandas foram determinadas, é importante fazer um checklist para completá-las no seu tempo ou conforme as datas de entrega.

Quando você tem um plano ou checklist, você pode trabalhar com mais calma e eficiência. Seja realista e dê-se tempo para descansar e relaxar entre as tarefas. Além disso, faça alongamentos, levante-se do espaço de trabalho e beba água.


Você está pronto(a) para o futuro?

Conheça aassinatura Multi Maise tenha acesso imediato a TODOS os cursos ebootcampsoferecidos pelaXP Educação!

São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Multitasking: entenda o que é e por qual razão não ser assim (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Fr. Dewey Fisher

Last Updated:

Views: 6269

Rating: 4.1 / 5 (42 voted)

Reviews: 89% of readers found this page helpful

Author information

Name: Fr. Dewey Fisher

Birthday: 1993-03-26

Address: 917 Hyun Views, Rogahnmouth, KY 91013-8827

Phone: +5938540192553

Job: Administration Developer

Hobby: Embroidery, Horseback riding, Juggling, Urban exploration, Skiing, Cycling, Handball

Introduction: My name is Fr. Dewey Fisher, I am a powerful, open, faithful, combative, spotless, faithful, fair person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.