Como desenvolver a sua habilidade profissional para ser multitasking? (2024)

Você sabe o que é se tornar um profissional multitasking? Entende como a habilidade de multitarefas não tem a ver com a sobrecarga nas atividades de trabalho? Então, compreenda o diferencial entre ambas as situações, ou seja, a qualidade nas tarefas. Ficou interessado? No artigo abaixo há muitos outros aprendizados sobre multitasking na carreira e como desenvolvê-la sem prejudicar o seu bem-estar no ambiente profissional. É só conferir.

A habilidade multitasking está relacionada ao fato de realizar várias tarefas e se envolver com projetos de diferentes áreas sem perder a qualidade. Nesse sentido, o profissional que a tem consegue realizar várias demandas dentro da empresa.

Logo, se tornar multitasking dá ao profissional a oportunidade de conhecer e lidar com diversas funções as quais não teria contato se não tivesse tal competência. Esse pode ser o seu diferencial na hora de tentar uma nova vaga.

Dessa forma, desenvolver a capacidade de ser multitasking requer organização e planejamento. Então, para mantê-la após adquiri-la é necessário abrir mão da procrastinação para ter uma boa gestão de tempo.

Além disso, a proatividade é essencial quando o assunto é a soft skill de multitarefas. Isso porque é ela quem te leva a tomar a iniciativa de se envolver com novos projetos.

Assim, percebe-se que o profissional multitasking não se constrói com o desenvolvimento de uma única habilidade, mas de várias. Desse modo, quanto mais habilidades aprimorar, mais chances de se tornar multitasking ele tem.

Portanto, agora que você já tem uma breve noção do que seria o colaborador multitasking, é hora de prosseguir. No próximo tópico há um detalhamento maior sobre quais são os prós e contras dessa competência.

Quais são os prós e contras de desenvolver a habilidade multitasking?

Os prós e contras de desenvolver a habilidade multitasking são vários. Dentre eles, está o fato de construir essa habilidade em bases não tão sólidas. Assim, ao invés de usufruir dos benefícios dela, você se sentirá prejudicado.

Nesse sentido, se você não estiver familiarizado com a soft skills de planejamento pode ser que tenha dificuldades. A exemplo desses empecilhos, podem ser mencionados a sobrecarga e o retrabalho constante.

Isso porque, ao se encantar pela possibilidade de realizar diversas tarefas, os profissionais tomam iniciativas sem analisar se têm tempo para realizá-las. Desse modo, acumulam funções e perdem a qualidade nas entregas.

Por outro lado, se o colaborador desenvolver outras habilidades objetivando uma boa base para a soft skills multitasking, não terá esse problema. Logo, a gestão de tempo, organização e proatividade devem ser previamente desenvolvidas.

Além disso, o autoconhecimento é o fator chave para definir o que precisa ser melhorado para atingir essa meta. Isso porque, adquirindo-o você conseguirá examinar o que te impede de ter essa competência profissional.

Portanto, após aprender os prós e contras do desenvolvimento dessa habilidade, é hora de aprender mais no tópico abaixo. Nele, você saberá como se tornar um profissional multitasking.

Como se tornar um profissional multitasking?

Para se tornar um profissional multitasking é preciso manter o constante desenvolvimento das suas soft skills. Nesse sentido, para criar o hábito de se não só se envolver mais realizar diversas tarefas, é necessário cautela.

Como já mencionado acima, se você tomar essa iniciativa de forma inconsciente pode ser prejudicado pela sobrecarga e perda de qualidade. Por isso, o ideal é construir uma jornada de habilidades a serem aprimoradas.

Logo, algumas delas já foram citadas ao longo desse artigo, mas para frisar quais são, confira a lista abaixo:

  • Planejamento;
  • Organização;
  • Gestão de tempo;
  • Proatividade;
  • Foco e eficiência;
  • inteligência emocional;

Dessa forma, o foco e eficiência, bem como a inteligência emocional irão te auxiliar a manter a sua alta performance mesmo lidando com várias tarefas. Então, se o seu desejo é começar a aprimorá-las imediatamente, confira o vídeo abaixo.

Portanto, após entender um pouco mais sobre o método secreto para desenvolver as suas soft skills, é hora de prosseguir. Para isso, explore o tópico abaixo e anote todos os insights que tiver.

Qual é a capacidade primordial do profissional multitasking?

O profissional multitasking tem a capacidade de utilizar o seu tempo com inteligência. Por isso, as soft skills já citadas no tópico anterior, se combinadas, têm um alto potencial de auxiliar no desenvolvimento dessa habilidade específica.

Nesse sentido, a inteligência emocional evita a procrastinação, o que, por consequência, ajuda a gerir melhor o tempo. Dessa forma, há mais horários livres para realizar as atividades demandas.

Além disso, atrelando o planejamento à organização, há uma maior garantia de entregas feitas a partir da atenção plena.

Logo, o foco e eficiência do profissional estarão conectados diretamente às atividades que fazem, independente de ser uma ou várias. Assim, mesmo que realize diversas demandas, consegue concluí-las e entregá-las com qualidade.

No entanto, é preciso se atentar a um fator, desenvolver todas essas soft skills não garante o desenvolvimento sozinho da habilidade multitasking. Isso porque, o diferencial desse profissional está em se arriscar fora da sua zona de conforto.

Portanto, agora que você sabe qual é a capacidade central do profissional multitasking entenda por quais motivos você não deve se tornar um. Ficou curioso com esse tema? Então corra para o próximo tópico.

Por quais motivos você não deve se tornar um profissional multitasking?

Você não deve se tornar um profissional multitasking se o objetivo principal for impressionar os demais colaboradores. Assim, é provável que você comece várias tarefas e não as termine, o que pode passar a impressão de falta de foco.

Além disso, as outras justificativas estão ligadas ao autoconhecimento. Isso porque, se você sabe que o seu rendimento é maior realizando uma atividade por vez, é melhor aprimorá-lo do que mudá-lo radicalmente.

Ainda assim, se você tem dificuldade em se concentrar em várias demandas, a habilidade multitasking pode não ser o único caminho para melhorar. Dessa forma, desenvolver a atenção plena pode ser tão benéfico quanto a multipotencialidade.

Logo, para analisar esses fatores é preciso considerar se realizar várias funções não reduz a sua capacidade de aprendizado. Se a resposta for não, é recomendável que você teste a sua habilidade multitasking.

Porém, se você sabe que a sua aprendizagem pode ser impactada negativamente, é melhor aprimorar outras habilidades que também constam no portfólio doprofissional multitasking. Assim, você mantém os benefícios necessários.

Portanto, após ter esse conhecimento amplo dos diversos pontos da habilidade multitasking, é hora de prosseguir. Para isso, vá ao próximo tópico e aprenda ainda mais sobre essa competência.

A multipotencialidade e a adaptabilidade

Se você acha que não seria possível desenvolver a multipotencialidade, saiba que a adaptabilidade desmonta essa questão. Nesse sentido, a habilidade de ser flexível às mudanças internas, pode sim te auxiliar a desenvolver essa competência.

No entanto, vale relembrar a análise que você precisa fazer para entender essa soft skills seria benéfica para você, mesmo quando desenvolvida corretamente. Logo, tendo isso em mente, é hora de entender a união das multitarefas e da adaptação.

Nesse sentido, se tornar adaptável ao novo é uma habilidade que pode te deixar à frente dos demais colaboradores. Isso porque, o seu entusiasmo quanto às mudanças é muito maior que o deles.

Por isso, quando essa habilidade é aplicada à multipotencialidade é bem mais fácil desenvolvê-la porque você não sofre com a resistência negativa. Dessa forma, enfrenta os desafios para aprimorá-la, sem pensar em desistir.

Portanto, após entender como a adaptabilidade pode te ajudar na multipotencialidade, é hora de ir ao próximo tópico. Nele, eu te conto o passo essencial para desenvolver essa competência.

O passo essencial para ser multipotencial

O passo essencial para ser multipotencial é ter proatividade para desenvolver todas as habilidades base para o profissional multitasking. Dessa forma, considerar o aprimoramento das diversas outras soft skills é ideal.

Nesse sentido, você pode começar escolhendo qual é a habilidade que quer desenvolver primeiro. Isso te ajudará a definir os próximos passos da carreira. No entanto, se você não sabe por qual começar, eu posso te ajudar.

Logo, para te auxiliar nessa jornada, eu te trouxe um vídeo em que falo mais da proatividade e te indico começar por ela. Ficou interessado? Então é só conferir no link abaixo.

Além disso, para saber em qual etapa da sua carreira você se encontra, eu tenho uma dica de ouro para te dar, o Quiz de Carreiras. Com os resultados que ele te fornecer, você saberá analisar como crescer profissionalmente.

para se inscrever e receber acesso ao Quiz.

Até a próxima!

Abraços,

Mateus Boaventura

Como desenvolver a sua habilidade profissional para ser multitasking? (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Allyn Kozey

Last Updated:

Views: 6271

Rating: 4.2 / 5 (43 voted)

Reviews: 90% of readers found this page helpful

Author information

Name: Allyn Kozey

Birthday: 1993-12-21

Address: Suite 454 40343 Larson Union, Port Melia, TX 16164

Phone: +2456904400762

Job: Investor Administrator

Hobby: Sketching, Puzzles, Pet, Mountaineering, Skydiving, Dowsing, Sports

Introduction: My name is Allyn Kozey, I am a outstanding, colorful, adventurous, encouraging, zealous, tender, helpful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.